terça-feira, 19 de novembro de 2013


Grãos na alimentação veg(etari)ana.

    Bom dia! O post de hoje eu vou dedicar a uma leitora da fan page que sempre está por lá curtindo e compartilhando as minhas atualizações, a Lilian Azevedo que está entrando nesse universo agora e quer saber mais sobre grãos, como organizar a sua ingestão e a quantidade necessária diária. Com certeza essa não é uma dúvida exclusiva dela, alguns que já estão seguindo o plano alimentar excluindo carnes, ovos, leites e laticínios também devem ficar se perguntando sobre isso.
    Primeiramente quero agradecer a Lilian a presença dela sempre na fan page, fico feliz ao perceber que muitas pessoas estão aprendendo e gostam do blog e em segundo eu não sou nutricionista, então pesquisei alguns sites e blogs para escrever sobre o assunto. Lembrando que o bom é procurar um nutricionista que entenda sobre plano alimentar veg(etari)ano para poder explicar tudo de forma certa e não deixar mais neurose na sua mente. Infelizmente ainda temos no país um monte de profissionais despreparados e que ficam apenas no conhecimento que a Academia passa e não procura continuar estudando. Mas depois do meu desabafo :) vamos ao que interessa.




Os grãos são de extrema importância no nosso dia-a-dia, pois são ricos em proteínas, gorduras, alguns são em carboidratos complexos, alguns em vitaminas K, B, fibras, varia bastante, assim como os tipos deles fornecendo também ferro para o nosso organismo. E uma gama de fitonutrientes benéficos a nossa saúde.
Os grãos mais comuns e importantes para a ingestão são: a lentilha, o feijão, o milho, a soja, ervilha e o grão de bico. É importante por dia incluir um tipo de grão na alimentação. 

  • Feijão

Rico em fibras, sendo importante regulador do intestino, possui substâncias antioxidantes, ferro, potássio, proteínas, vitaminas do complexo B, zinco e magnésio. Reduz a absorção de glicose e de colesterol.
Ouvi dizer que é o melhor substituto da carne. Comer todo dia feijão faz bem.

  • Lentilha

Rico em proteína, zinco, potássio, cálcio, magnésio, ferro, carboidratos, fibras e possui ácido fólico. Consumido todos os dias reduz o colesterol ruim, produz serotonina (o hormônio da "felicidade"). Combate a osteoporose e cancros de cólon e doenças do coração. Aumenta glicose aos poucos no sangue e reduz o nível de açúcar.

  • Milho

Rico em carboidratos, vitaminas B1 e E e sais minerais. Possui propriedades antioxidantes e é rico em fósforo. Tonifica os músculos do coração, ajuda na regularização do sistema nervoso e aparelho digestivo.

  • Soja

Rica em proteínas, mas não deve ser usada apenas como substituta da carne, cuidado, tem pessoas que acreditam que só ela é suficiente, e não é, a sua ingestão em excesso também provoca problemas. Ela é ótima para a prevenção de cancros e inibe a síntese de colesterol no fígado.

  • Ervilha

Rica em sais minerais, cálcio, fósforo, ferro, enxofre, potássio e cobre, vitaminas A, B e C. Boa para a visão, ossos, processos de cicatrização, etc.

  • Grão de bico

Rico em ferro, triptofano, essencial para a produção de serotonina (a substância do bem-estar), carboidratos e proteínas. Interessante dizer que o ferro do grão- de- bico é mais bem aproveitado do existente no feijão e na lentilha. Melhora a taxa de ovulação, as proteínas são totalmente digeridas pelo corpo, ajuda na oxigenação do cérebro, entre outros benefícios.  

    Quanto a ingestão diária recomendo que procure um nutricionista como já mencionei acima, pois a partir do seu organismo ele vai poder informar a quantidade correta dos grãos para a melhor absorção do seu corpo referente aos nutrientes.
    Algo de extrema importante e que aprendi no curso de nutrição vegetariana que ocorreu aqui em Natal é que devemos SEMPRE deixar os grãos de molho por no mínimo 8 horas para a liberação do ácido fítico que esses alimentos têm, esse componente bloqueia a absorção de nutrientes, por exemplo, o ferro. Depois do período de molho, você pode observar que ficará na água uma espécie de espuma, jogue essa água fora e cozinhe o grão com nova água.
    Bom, vou ficando por aqui, espero que tenham gostado e aprendido também. Quem tiver alguma dúvida ou sugestão de matéria envie um e-mail para: superveggs@bol.com.br


 



2

2 comentários:

Elisete Nunes disse...

Olá! Estou passando para retribuir a sua visitinha. Adorei seu blog! Também estou seguindo. Voltarei outras vezes para ver as novidades. Que Deus abençoe a sua tarde. Beijos....

Cibele Lima disse...

Consumimos grãos demais aqui em casa! beijos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...