segunda-feira, 23 de setembro de 2013


Receita: Bolachinhas de Geléia.



Ingredientes

Para a massa:
200 g de farinha de trigo integral
200 g de farinha de trigo branca
1 colher (sopa) de fermento instantâneo seco
1/2 xícara de óleo
300 ml de água

Para o recheio:
200 g de fruta seca (damasco, tâmaras, ameixa, etc.)
2 copos de água 

Preparo

Massa:

Coloque 5 colheres de cada uma das farinhas numa tigela funda, mais o fermento seco e misture. Junte os 300 ml de água, bata bem por uns 5 minutos, dissolvendo bem as farinhas e agregando o fermento. Vai ficar um creme espesso. Coloque o óleo e misture bem. Logo em seguida vá adicionando as farinhas em quantidades iguais, 1 colher de cada, sempre amassando muito bem para ir incorporando à massa. Nunca coloque as farinhas todas de uma única vez. Vai chegar um ponto onde você perceberá que a massa está desgrudando da tigela, não está pegajosa na sua mão e não tem grumos de farinhas no meio. Este é o ponto ideal da massa. Dê uma ultima amassada vigorosa e separe a massa em 8 bolas. Coloque a massa coberta num ambiente reservado, sem golpes de vento, por no mínimo 1 hora e meia.

Recheio:

Deixe as frutas secas de molho por 3 horas. Bata-as no liquidificador colocando um pouco de água, apenas a quantidade suficiente para facilitar que o liquidificador trabalhe e você consiga um creme bem liso e grosso.

Montagem:

Você pode trabalhar sem nenhuma forma: abra a massa bem fina, coloque a geleia como se fosse um recheio de pastel e cubra com o restante da massa, cortando e fechando bem as laterais. É exatamente como se fosse um pastelzinho, inclusive você pode fazer este doce em outros formatos. Tome o cuidado de deixar as bordas bem fechadas.


Ou, usando uma forminha de fazer ravióli: abra a massa e coloque sobre os moldes de ravióli. Coloque as porções de geleia em cada cavidade e venha com mais um pedaço da massa para cobrir. Aperte bem as massas para que fiquem bem fechadas nas laterais e retire suas bolachinhas para colocá-las na forma. Leve para assar até que estejam bem douradinhas. Retire, deixe esfriar e sirva.

Dica - Se for guardar, use vidros bem tampados.


Fonte: Bambu Chuveroso


2

2 comentários:

Unknown disse...

OLÁ!!!... FAÇO PARTE DA AGENDA DOS BLOGS E PASSEI PRA CONHECER SEU CANTINHO!!!... ESTOU TE SEGUINDO!!!... VOU ADORAR TE RECEBER NO MEU CANTINHO TAMBÉM!!!...

http://tocadasarts.blogspot.com

TE ESPERO LÁ!!!... BEIJOS NO CORAÇÃO!!!...

Unknown disse...

Huummm Adoreii a receitaaa *-* vooo tentar
vim da agenda dos blogs.. e já estou seguindo, te convido à conhecer o meu cantinho tbm..
www.tulipink.com.br
Beeeijos!!

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...