quarta-feira, 2 de abril de 2014


Japão não pode mais caçar baleias na Antártida.

Imagem: www.espacoxamanico.com.br

    Nessa segunda, 31 de março de 2014, tivemos uma grande vitória contra a caça desordenada de navios baleeiros do Japão no Oceano Antártico. A mais alta corte das Nações Unidas (ONU) bateu o martelo e o caso foi julgado e não cabe mais recurso.
A votação foi de 12 a 4 e o Tribunal Internacional de Justiça em Haia (Holanda) decidiu que a caça que o Japão estava fazendo dentro do Santuário de Baleias do Oceano Austral estava violando regras internacionais de proteção a esses animais que se encontra em vigor desde o ano de 1986.
    Para quem não estava por dentro do que acontecia, o Japão tinha permissão de realizar essa caça todos os anos, pois alegavam que era para fins científicos. Porém era de conhecimento de muitas ONGS e protetores animais que na verdade eles utilizavam essa permissão para venderem a carne das baleias para fins culinários e comerciais. Com isso muitas baleias foram mortas, o juiz Peter Tomka na leitura da decisão do processo disse que o "programa de pesquisa" japonês desde 2005 matou 3.600 baleias minke e publicou apenas 2 trabalhos científicos relacionados a tal atividade no mesmo período.
    Quem também acompanhava o trabalho do navio anti baleeiro Sea Shepherd pode dizer que quando acreditamos que podemos mudar algo no mundo e vamos a luta conseguimos. À esses guardiões que se privavam de muitas coisas e iam para a fúria do Oceano enfrentar os navios japoneses, muito obrigada!
O bem venceu!
0

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...