segunda-feira, 7 de outubro de 2013


Receita: "Omelete" de grão de bico

Fotos: Papa Capim

Ingredientes:

  • 1 xícara de grão-de-bico cru (seco), de molho por 12 horas ou mais
  • 4 colheres de sopa de aveia em flocos (ou 2 1/2 colheres de sopa de farinha de linhaça)
  • 3 dentes de alho
  • 1/4 colher de chá de cúrcuma
  • 1 pitada de ervas finas desidratadas
  • 1 colher de chá cheia de fermento
  • Sal e pimenta do reino a gosto
  • 1 cebola picadinha
  • 1 punhado de salsinha picada
  • Azeite para untar a frigideira


Recheio (opcional): Espinafre refogado com alho e cebola, temperado com sal e pimenta do reino + tomates secos.

Modo de preparar:

Escorra o grão-de-bico demolhado e bata com 2 xícaras de água no liquidificador. Seja paciente e triture até ele se desfazer completamente. Esfregue um pouco da mistura entre os dedos pra conferir: ela deve ficar macia, sem pedacinhos inteiros.
Junte a aveia (ou a  linhaça), o alho, cúrcuma, ervas, fermento, sal (1 colher de chá rasa ou a gosto) e pimenta do reino a gosto e bata novamente por alguns segundos. Transfira a mistura pra um recipiente grande e junte a cebola e a salsinha. Misture bem, prove (grão-de-bico cru tem um sabor desagradável, então não se assuste), corrija o sal e reserve.
Aqueça uma frigideira grande (escolha a que grudar menos na sua casa) e com tampa. Quando ela estiver bem quente, espalhe um pouco de azeite, formando um filme (não precisa exagerar). Despeje um pouco da mistura de grão-de-bico no centro da frigideira e use uma colher para espalhar a massa, como se estivesse fazendo um crepe/panqueca.
Adapte a quantidade de massa ao tamanho da sua frigideira. O omelete deve ficar relativamente fino, porém mais espesso que uma panqueca. Tampe e deixe cozinhar em fogo médio-baixo por 8-10 minutos (o tempo de cozimento vai depender do tamanho da sua frigideira e, consequentemente, do seu omelete). Quando a superfície estiver seca, o omelete parecer firme e as bordas ligeiramente douradas, está na hora de virar (cuidado: se você tentar virar cedo demais ele vai se partir).
Espalhe um fio de azeite sobre o omelete e use uma espátula de metal fina pra virar (talvez você precise fazer movimentos curtos de vai-e-vem pra descolar). Deixe cozinhar do outro lado (ainda em fogo médio-baixo), descoberto, por mais 5-6 minutos. Seu omelete deve ficar bem dourado dos dois lados, mas não crocante, então fique de olho: se ele parecer muito pálido, aumente o fogo, se estiver queimando, diminua.

Fonte (imagem e receita): Papa Capim



2

2 comentários:

jessdias disse...

Ai, parece uma delícia :D

Ah, Vanessa, marquei você em uma TAG! :)
http://lifeandveganstuff.blogspot.com.br/2013/10/tags.html

Beijos

Cibele Lima disse...

Que delícia! adorei a receita vou experimentar! bjo
www.vivaverdevivabem.blogspot.com

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...