terça-feira, 10 de setembro de 2013


A ideologia vegetariana no Renascimento e no Iluminismo.


    No início da era Renascentista, a ideologia vegetariana surgiu como um fenômeno raro. A fome e as doenças imperavam, enquanto as colheitas falhavam e a comida escasseava. A carne era muito pouca e um luxo apenas para os ricos. Foi durante este período que a filosofia clássica (greco-romana) foi redescoberta. 
    O Pitagorismo e o Neo-Platonismo tornaram-se novamente uma grande influência na Europa. Com a sangrenta conquista de novos territórios, novos vegetais foram introduzidos na Europa, tais como as batatas, a couve-flor e o milho.
A adoção destes novos alimentos trouxe imensos benefícios a saúde, ajudando a prevenir doenças dermatológicas, que eram na altura muito frequentes.
    Com o Iluminismo do s éculo XVIII, emergiu uma nova perspectiva do lugar do Homem na ordem da criação. Argumentos de que os animais eram criaturas inteligentes e sensíveis começaram a ser ouvidos e objeções morais a serem colocadas, a medida que aumentava o desagrado pelo desrespeito e abuso dos animais. 
    Nas religiões ocidentais houve um ressurgimento da ideia de que, na realidade, o consumo de carne era uma aberração e ia contra a vontade de Deus e contra a genuína natureza da humanidade. Nestes dias, os métodos de abate eram extremamente bárbaros. Os porcos eram chicoteados até a morte com cordas cheias de nós para tornar as carcaças mais tenras, e os pescoços das galinhas eram golpeados, para depois serem penduradas e deixadas a sangrar até morrer.
    Vegetarianos famosos deste período incluíram os poetas John Gay e Alexander Pope, o médico Dr. John Arbuthnot e o fundador do movimento metodista John Wesley. Grandes filósofos como Voltaire, Rousseau e Locke, questionaram a inumanidade do Homem em relação aos animais; e a obra de Paine, The Rights of Man, de 1791, despertou muitos assuntos a respeito dos direitos dos animais.

FONTE: Introdução ao Vegetarianismo
2a edição, Setembro de 2005
Edição e distribuição: galaxia-alfa.com
http://www.centrovegetariano.org
ISBN 972-8967-15-2

3

3 comentários:

Célia Lima disse...

Oi Vanessa, tudo bem com vc?
Vi o seu blog na agenda dos blogs e estou adorando...
Já estou te seguindo para não perder o caminho.

Bjssss.
http://celialima35.blogspot.com.br/

Jussara Silva disse...

Oi Vanessa.
Bem interessante o seu blog.
Vim pela agenda dos blogs conhecer o seu blog e já estou seguindo. Aguardo sua visita no meu.
Bom dia.
Bjs.

Jussara
Sarinha na Cozinha
http://caminhandonaarteculinaria.blogspot.com.br

Cibele Lima disse...

Ótimas informações, adorei! muito legal saber mais! bjos

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...