terça-feira, 27 de agosto de 2013


O vegetarianismo na cultura grega e romana.




    A ideologia alimentar grega e romana foi fundada sobre os valores do trigo, da vinha e da oliveira. Este modelo esteve frequentemente ligado a ideia de frugalidade: o pão, o vinho e o azeite (aos quais eram acrescentados os figos e o mel) eram elevados a categoria de símbolos de uma vida simples, de uma pobreza digna, feita de trabalho duro e de satisfações singelas. 
    Na época, estas imagens eram a proposta alternativa dos gregos ao luxo e a decadência do povo persa, conforme mostram os textos clássicos. 
A proeminência do pão na cultura antiga era também decorrente da primitiva ciência diet ética, que colocava o pão no topo da escala de nutrição. 
Os m édicos gregos e latinos viam no pão o equilíbrio perfeito entre os "componentes" quente e frio, seco e h úmido, conforme os ensinamentos de Hipócrates. Em contraste, o consumo da carne foi sempre problemático. Imagem do luxo, da gula, da festa, do privilégio social, a carne não era considerada pelas civilizações antigas do Mediterrâneo como um bem tão essencial quanto os produtos da terra: o seu preço não era sujeito a um controlo político como eram os cereais.
    Em certas épocas, a venda de carne chegava a ser proibida ao público. 
O matem ático e filósofo grego Pitágoras e o filósofo romano Platão advogavam a não crueldade para com os animais. Eles verificaram que as vantagens de um regime vegetariano eram imensas e que este regime era a chave para a coexistência pacífica entre humanos e não humanos, focando que o abate de animais para consumo embrutecia a alma das pessoas. Os argumentos de Pitágoras a favor de uma dieta sem carne apresentavam três pontos: veneração religiosa, saúde física e responsabilidade ecológica. Estas razões continuam a ser citadas hoje em dia por aqueles que preferem levar uma vida mais responsável. 
    Os Essenios foram um antigo povo judeu, que viveu durante o segundo s éculo AC, e reagiram ao excessivo abate de animais que eram feitos muitas vezes num s o dia.  Acabaram por ser perseguidos e mortos pelos romanos.

FONTE: Introdução ao Vegetarianismo
2a edição, Setembro de 2005
Edição e distribuição: galaxia-alfa.com
http://www.centrovegetariano.org
ISBN 972-8967-15-2



0

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...