sexta-feira, 2 de agosto de 2013


Como substituir a gelatina convencional.

   


    A gelatina é uma "iguaria" que está presente em muitos alimentos como iogurtes, carnes enlatadas, sorvetes, jujubas, entre outros e que faz parte das festas de crianças e da mesa das famílias brasileiras, por ser um doce barato e super prático de preparar, mas você sabe do que é feita a gelatina? E como substituí-la?
    A "iguaria" convencional é de origem animal, extraída do colágeno que é um material que reveste a pele, tendões e ossos dos animais. Para ser mais exata é a parte interna da pele dos bois e dos porcos que são utilizadas para fazer esse tipo de alimento. A gelatina é extraída com água quente e depois passa por uma filtragem para ser retirado os sais, depois disso a solução é concentrada, esterilizada, resfriada, seca e moída (fonte: notícias Terra).
    Você ainda vai querer comer isso?! Extremamente nojento neh?! Mas se você gostava muito de gelatina, se é a sua sobremesa preferida, se você não consegue viver sem não precisa ficar triste. Existe uma gelatina saudável e ética, uma gelatina vegetal chamada Ágar-Ágar que é extraída do processo de fervura de algas vermelhas. Na sua composição contém 94,8% de fibras, ótimo para regular o intestino e para aqueles preocupados com a balança uma notícia maravilhosa, essa gelatina não possui caloria.
Onde encontrá-la?!
Certamente será mais fácil você encontrar Ágar-Ágar nas casas de vendas de produtos orientais, já que é muito utilizada nesse tipo de alimentação. O custo varia na faixa de R$ 15,00, porém ela rende mais que a gelatina convencional. Um pacote de 100 gramas rende aproximadamente 5,5 litros de gelatina pronta.

Como fazer ágar-ágar:

  1. Faça uma xícara do seu suco de fruta favorito. 
  2. Coloque em uma panela e misture uma colher de chá de ágar. 
  3. Acenda o fogo e mexa até levantar fervura.
  4.  Coloque em um recipiente e espere esfriar. 
  5. Se achar necessário, leve à geladeira por 2 horas.

Você pode variar a receita, com mais ou menos ágar e pode também acrescentar pedaços de frutas. 


0

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...