terça-feira, 2 de julho de 2013


De olho na história: Como eram os vegetarianos na pré-história.

    



   O vegetarianismo surgiu há cerca de 5 milhões de anos atrás. 
O nosso antepassado mais antigo, o Australopithecus Anamensis, alimentava-se de frutas, folhas e sementes, vivendo em perfeita harmonia com os animais menores que poderia facilmente apanhar para se alimentar. Mas a índole destes hominídeos era pacífica e assim continuou até ao Australopithecus Boesei (existiu há cerca de 2,4 - 1 milhão de anos).
   Com o domínio do fogo e o desenvolvimento das armas, o Homo Neanderthalensisnosso antepassado mais recente (127.000 - 30.000 anos),
caçava, em grupos de 10 a 15, animais de grande porte como os mamutes
e outros mais pequenos como os veados, dos quais tudo era meticulosamente
aproveitado. Mais tarde, as populações humanas foram criando culturas de vegetais fixas, que começaram a atrair animais como porcos selvagens, ovelhas, cães, cabras, aves, ratos e pequenos felinos, que foram sendo domesticados. Alguns animais começaram a ser mortos para consumo. Foi então que o Homem se tornou sedentário e começou a encarar os animais como alimentos.

   Quanto ao Australopithecus Anamensis que foi mencionado no texto acima o antropólogo Alan Walker fez uma pesquisa em 1979 onde foram analisados dentes fossilizados de alguns encontrados e concluiu que os australopitecos mais robustos eram frugívoros em sua maioria e com o passar das novas tecnologias e de novas possibilidades de análises chegou-se a conclusão de que alguns eram onívoros, pois surgiram a presença de proteína animal em sua dieta assim como a proteína vegetal, porém ainda são reconhecidos que os mesmos se alimentavam na grande maioria das vezes de frutas, legumes e tubérculos.

FONTES: Introdução ao Vegetarianismo
2a edi ção, Setembro de 2005
Edi ção e distribui ção: galaxia-alfa.com
http://www.centrovegetariano.org
ISBN 972-8967-15-2
Fotos antes e depois.
http://www.fotosantesedepois.com


0

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...