sexta-feira, 21 de junho de 2013


Entrevista com Alípio Manuel (Parte 2).



6.  Conte para nós como é essa questão em Portugal. Você conhece muitas pessoas vegetarianas? A população aceita falar sobre esse assunto?

R: Aqui em Portugal ainda não se vê grandes movimentos , basta ver pelo numero de pessoas que por vezes aderem aos Jantares de convívio, em manifestações, etc... e que eu acho interessantíssimo, pois promove o contato com pessoas "iguais" a nós, com os mesmos valores.  A maior parte das pessoas opta por comer esporadicamente uma refeição sem carnes ou peixe por brincadeira em tou (estou) de "ahhh agora estou saudável". Mas está em crescente o numero de vegetarianos, principalmente com esta história que rebentou na Europa sobre o escândalo de carne de cavalo, as pessoas compravam achando ser carne de porco por exemplo, e era dado carne de cavalo misturada, veio agitar agora recentemente um pouco mais a consciência daqueles que comem carne e dos perigos relacionados  por comer a mesma. 



7.  Sei que você costuma participar de protestos referentes aos direitos dos animais. Conte para nós quando e como foi a primeira manifestação que você participou e como os movimentos costumam se organizar na sua cidade.

R: A minha primeira manifestação foi uma coisa pequenina, ainda não era sequer vegano...há muitos anos, através de uma irmã de um amigo que é bióloga, fui com eles até ao estuário do Sado, onde estavam reunidos todos os que trabalhavam ali com a natureza, e ela convidou -me para fazer número, ainda nem tinha noção porque gritavam eles, para mim eram todos doidos, lembro-me que aceitei porque era "caidinho" por ela (risos). Entretanto após o vegetarianismo / veganismo tenho ido a várias, sempre que tenho disponibilidade vou a qualquer que seja a manifestação de defesa animal na minha zona ou arredores, considerando a distância e a capacidade financeira principalmente, é que ando sempre liso nos bolsos. A que mais vou é contra as touradas, todos os meses tem havido no mínimo uma manifestação contra esta tradição desrespeitadora dos direitos dos animais a que chamam "cultura", mas que para mim é TORTURA, as manifestações são organizadas pela ANIMAL, a nossa maior associação de defesa Animal, pelo menos é a que mais prezo e me identifico uma vez que reporta para o veganismo.




8.  Você tem animais em sua casa? Se sim, quantos são e de quais espécies eles fazem parte?

R: De momento não tenho animais, desde que a minha cadelita faleceu com tumores e cega que cá em casa não quiseram mais animais, tenho batalhado para isso, mas os meus pais não querem porque a perca da Bitucha foi uma dor forte para todos nós, lembro me que durante um mês chorei todos dias, não houve um único dia que não tivesse chorado. Mas como a companhia animal é tudo para mim, mais cedo ou mais tarde vou adotar um animal. Eles vão ceder !



9.  O que você costuma fazer para contribuir com a preservação da natureza?

R: Para preservar a natureza eu faço várias coisas, e ando em constante pesquisa de ideias pela net na esperança de copiar mais um gesto banal que possa ter a menor pegada possível no planeta. Mas algumas das coisas que faço por exemplo são o não usar guardanapos de papel, uso de pano porque são reutilizáveis, dão para uma vida inteira quase. tenho feito os meus shampoos de glicerina vegetal, e que verdade seja dita, não são perfeitos, ainda não descobri a formula para a espuma amiga do ambiente (risos), mas pelo menos sei que não contêm aqueles químicos todos, vou de bicicleta para o trabalho o maior numero de vezes possível, os meus pais têm uma horta e cultivamos o que podemos, evitando assim comprar, o que importa deslocações de camiões que largam imenso monóxido de carbono, faço reciclagem, se bem que esta não é a melhor solução, a solução é evitar o desperdício, pois do processo de reciclagem são libertadas para os ar,
água e terra partículas nocivas. Por exemplo quando vou às compras uso um saco reutilizável de pano, e abdico dos sacos de plástico, tento evitar o desperdício de água, sempre que lavo os dentes ou tomo um duche por ex, enquanto ensaboa fecho a água do chuveiro, agora por exemplo vou tentar construir um fogão solar para cozinhar alimentos com um caixote de papelão e folha de alumínio, tentando assim não gastar gás ou eletricidade, vamos ver no que vai dar, enfim, faço muitos outros gestos simples,  é uma questão de procurar ideias...e elas são muitas.




10. Muitas são as pessoas que gostam de animais, mas pela cultura egoísta e já enraizada pela sociedade dizem não conseguir parar de comer carne, pois é muito difícil e o sabor é muito bom, o que você falaria para elas?

R: Que são egoístas, 99 % delas se vissem o animal ser morto à frente delas não conseguiriam comer mais carne no preciso momento, por isso é uma questão de mentalização, não podemos colocar os nossos caprichos acima de qualquer vida !!! É como colocar carne humana ( pedaços de braços, pernas, etc ) misturada num talho com a carne animal, porque é que se chocariam todos se é tudo carne? São tecidos orgânicos em ambos os casos ...bom esta é uma questão que me acende a alma, vou respirar fundo... próxima questão...

Rapidinha...

Diga apenas 1 palavra para descrever :

1-  Veganismo- Futuro ( sentido de sustentabilidade do planeta )
2-  Natureza- Verde
3-  Animais- Igualdade 
4-  Touradas- Tortura
5-  Consciência- Animais
6-  Compaixão- Amor
7-  Paz- Fim do genocídio animal
8-  Deus- Poder
9-  Liberdade- Arbítrio animal
10- Vida- Harmonia

Deixe uma frase sobre o vegetarianismo ou sobre os animais diretamente que te inspira a continuar nessa tão nobre causa.

"Quando a última árvore cair, quando o último rio secar, quando o último peixe for pescado, vocês vão entender que dinheiro não se come.”
(Greenpeace)




0

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...