sexta-feira, 14 de junho de 2013


5 motivos para ser vegetariano.



   Você já parou para pensar quais são os motivos que levam alguém a virar vegetariano?! Não pense você que todos decidem ser por causa dos animais, alguns mudam o hábito alimentar por diferentes questões que eu vou explicar agora. Antes que me perguntem eu já vou respondendo: sou veg por causa dos animais.
   Basicamente quando se fala em vegetarianismo e os seus motivos para abolir a carne e os derivados de exploração animal as causas são: pelos animais, pelo planeta e pela saúde, mas existem outros fatores a serem também expostos.

  1. Ética: é aquela questão, "sou vegetariana (o) por causa dos animais". A ética é uma palavra escutada por muitos e conhecida na sua mais pura complexidade por poucos. Infelizmente o homem em sua grande maioria acredita que a ética deve ser usada apenas para animais humanos, mas nós acreditamos que todos os animais sejam racionais ou não merecem ser tratados de forma digna. Animais não são mercadorias, logo não são comidas.
  2. Saúde: cada vez mais estudos de cunho científico tem demonstrado que nós Ocidentais temos uma alimentação cheia de açúcares, gorduras, proteínas, colesterol de forma exagerada e isso contribui para doenças cardiovasculares, diabetes, osteoporoses, entre outras mazelas. Pesquisas recentes aprovam a dieta vegetariana como sendo segura e que promove saúde e longevidade. Algumas pessoas precisam antes passarem por questões sérias na saúde para pararem de comerem carne.
  3. Ambientais: a criação de gado constitui a maior parte da causa dos problemas ambientais e  da emissão de CO2 para a atmosfera, além de erosão, desertificação, desmatamento, mudanças no clima, entre outros problemas. Para produzir apenas meio quilo de carne são necessários 45.850 litros de água (alimentar, lavar, limpar, etc.), o que significa uma factura muito pesada em termos ambientais. E principalmente se tivermos em atenção que os recursos hídricos são cada vez mais escassos. Nossa Floresta Amazônica está a cada dia sendo devastada para a criação de mais gado. Existe mais gado no Brasil do que pessoas. Vale a pena se entupir de carne e depois deixar sua geração sem água e sem ar puro?
  4. Econômicas: muitas das nações em desenvolvimento plantam e exportam grãos para alimentar o gado das na ões Ocidentais, enquanto que a sua população morre de fome. A maioria dos cereais e grãos são destinados a alimentação desses animais que são considerados alimentos. Venhamos e convenhamos que legumes, verduras, frutas, grãos e cereais são muito mais baratos do que algumas gramas de carne, não é verdade?! Todos esses alimentos serveriam para alimentar toda a população mundial e não existiria fome.
  5. Religiosas: há também aqueles que se tornam vegetarianos por opções espirituais ou religiosas. Em certas religiões o vegetarianismo e um elemento básico para que um indivíduo se torne mais apto e mais encorajado a amar Deus e todas as suas criaturas. Os Hindus e os Jainistas são exemplos de correntes religiosas que defendem o vegetarianismo. Também muitos Adventistas do S étimo Dia e Budistas são vegetarianos. Esse é um motivo bem interessante porque infelizmente muitas pessoas que são ignorantes quanto ao assunto acham que o vegetarianismo é uma seita, e isso não é verdade.





0

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...