quarta-feira, 25 de junho de 2014


Mais proteína, menos exploração animal.

      Se você é vegana, já deve estar acostumada com as perguntas sobre onde você supre sua necessidade de proteínas. Mas, quando engravidar (ou se você está grávida já sabe do que vou falar aqui), vai multiplicar essas perguntas por cem. Todo mundo quer saber como pode uma gestante ser vegana e não ter deficiência de proteínas.
Eu já falei do ferro e da anemia por aqui: (http://superveggs.blogspot.com.br/2014/02/anemia-na-gravidez-nao-e-so-coisa-de.html), e agora você vai entender que a proteína é ainda mais simples de conseguir. Você só precisa de grãos. Sete colheres de sopa de feijão tem a mesma quantidade de proteínas que 100g de carne (que é o recomendado pelo Ministério da Saúde por dia).
      As proteínas são o que forma as células do nosso corpo e as do nosso bebê. A necessidade proteica aumenta no segundo e terceiro trimestre, mas isso não quer dizer que uma gestante vegana vá ter problemas.
Em alguns sites você encontra tabelas sobre a quantidade proteica de alguns alimentos. Só para fazer uma breve comparação, meia xicara de ricota tem 14,4 gramas de proteínas. A mesma quantidade de tofu tem 20 gramas. Duas fatias de queijo mussarela, um ovo grande cozido e uma xícara de leite desnatado, possuem juntos, 20 gramas de proteínas. Se você comer uma xícara de feijão carioca ou preto com o tofu que eu mencionei acima, terá 35 gramas de proteínas a sua disposição.
Claro, peixes, carnes e frango possuem quantidades de proteína maiores do que as fontes vegetais. Mas é importante frisar que uma coxa de frango assado de 45 gramas tem 12,5 de proteínas. Mas essa quantidade é perfeitamente suprida pelos grãos de forma bem mais saudável, sem gorduras, hormônios e crueldade.

      Segundo o Dr. Eric Slywitch (médico, nutrólogo especialista em vegetarianismo um homem adulto de 70 kg necessita cerca de 56 gramas de proteína por dia. Gestantes precisam de 60 gramas. Em 100 gramas de carne bovina (músculo) há 20,5 g de proteína. Já em 100 gramas de feijão preto há 21,6 g de proteína. “O melhor substituto para a carne é o feijão. E quando dizemos feijão estamos nos referindo a toda família de feijões: lentilha, grão de bico, feijão azuki, ervilha…” 
Fonte: (http://luisamell.com.br/qual-o-melhor-substituto-para-a-carne-gravidas-tem-que-comer-carneessas-e-outras-questoes-sobre-o-vegetarianismo-dr-eric-responde)


0

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...