quinta-feira, 30 de janeiro de 2014


Lembranças de um gato.


    Era manhã de mais um dia comum. Eis que ao longe, na rua de minha residência, vinha eu: triste, pensativo e com uma lágrima querendo rolar-me no focinho. Ao entrar em casa, senti um vazio, e logo me veio à lembrança do meu querido e único amigo, o Amarelo Brincalhão. Talvez alguns pensem: “mas, se ai no campus há bastante gato, por que você, Marcovaldo, só tem o Amarelo como amigo?”
Explicarei. Quando fui abandonado aqui no Campus, eu era um felino muito pequeno e acanhado. Ninguém da turma que morava por aqui me dava atenção, porém o Amarelo Brincalhão foi o único a receber-me bem, deu-me as boas vindas, cuidou de mim e ensinou-me as regras para conviver em uma residência universitária. Por isso que eu o tenho com grande apreço. Ele ganhou meu respeito, minha amizade, o meu coração. Brincávamos o dia todo, desde o nascer do sol ao seu pôr. Dividíamos o mesmo punhado de ração e dormíamos juntos no velho sofá da sala da residência.
    Um dia marcou minha mente. Naquele dia não me sentia bem, parecia que previa algo de ruim, não sabia o quê. Passamos o dia miando, e o tempo logo passava. No final da tarde, como de costume, brincávamos. E nossa última brincadeira foi ver quem atravessava mais rápido a rua, de um lado para o outro. O mais veloz entre nós teria por prêmio o leite que acompanhava o punhado de ração da noite. Mas logo começaram a aparecer outros gatos, todos querendo participar da brincadeira. Surgia gato de todos os lados, vindos dos setores de aula, da reitoria, dos departamentos. Haja gato. A brincadeira se espalhou feito notícia, como se fosse uma aposta. Então, fui o primeiro. Lancei-me a atravessar a rua, no momento não havia carros circulando, fui rápido e astuto. Depois de mim, foi a vez do meu amigo Amarelo. Lembrei-me que ele já estava com a idade um pouco avançada, mas mesmo assim não recusava minhas brincadeiras – não enxergava muito bem. Correu! Atravessou a rua sem perceber que da sua esquerda vinha um carro, e nele havia um velhinho no volante que também tinha a visão imperfeita – e justamente naquele dia esquecera seus óculos, culpa da pressa.
Screeech! Iééé! Bam! Meu amigo foi atropelado. A cena foi horrível. A batida foi muito forte, Amarelo foi ao alto e caiu na minha frente do outro lado da rua, cheio de sangue e fraco, imóvel. No mesmo instante, o velhinho saiu do carro, em prantos e o colocou em cima da calçada – demonstrando preocupação para com o meu amigo. Porém, não podia fazer mais nada, a pulsação do Amarelo estava fraca e ele quase nada respirava mais. Aproximei-me dele. Então ele começou a miar para mim, baixinho, e disse em suas últimas miadas: “Marcovaldo, se cuida, eu te amo, nunca me esquecerei de você”. Ele se foi – e assim percebi que não temos 7 vidas, como  disseram-me.
    Sim, o meu melhor amigo foi dessa vida para uma melhor. Deixou-me aqui, sozinho. Lembro-me dele todos os dias e, por isso, decidi escrever essas palavras, acreditando que esta é uma forma de homenageá-lo. Carrego, até hoje, a culpa pela sua morte, não era para ter sugerido uma brincadeira tão arriscada e injusta. Amigo mesmo que você esteja longe eu nunca deixarei de amá-lo, és para mim um tesouro que para sempre guardarei no meu coração. Peço desculpas – mesmo sabendo que isso não o trará à vida. Levarei todos os seus ensinamentos ao próximo, por toda vida.
Miau! O céu ganhou mais uma constelação.

Patrícia Nunes. 
Estudante de Comunicação Social- Publicidade e Proganda /UFRN


0

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...