terça-feira, 17 de setembro de 2013


A ideologia vegetariana nos séculos XIX e XX.


No século XIX.

    A influência do Cristianismo radical, no século XIX, deveu-se a grande difusão do vegetarianismo na Inglaterra e nos Estados Unidos. 
Os fundamentalistas cristãos provieram de grandes congregações existentes na recente e pobre zona urbana. Estes representantes estavam a sair da Inglaterra e a espalhar-se por outros países europeus, e as comunidades vegetarianas nos Estados Unidos eram formadas maioritariamente por Adventistas do S étimo Dia. Um notável praticante desta religião era o Dr. John Harvey Kellogg, o inventor dos cereais Kellogg's.
Por volta de 1880, os restaurantes vegetarianos eram populares em Londres e ofereciam refei ções baratas e nutritivas.

No século XX.

    Com o virar do século XX, a população britânica encontrava-se ainda num estado de pobreza. A Sociedade Vegetariana, durante a crise de 1926, distribuía alimentos as comunidades mais carenciadas - o vegetarianismo e o humanitarismo estiveram sempre proximamente relacionados.
Devido a escassez de alimentos durante a Segunda Guerra Mundial, os britânicos foram encorajados a "Escavar para a Vitoria" (Dig For Victory), para cultivarem os seus próprios vegetais e frutas. A dieta vegetariana manteve a população, e a saúde das pessoas melhorou muito durante os anos em guerra.
    Nos anos 50 e 60 do s éculo XX, muitas pessoas tomaram consciência do que se passava nas unidades de produção intensiva, introduzidas após a guerra. O vegetarianismo tornou-se muito apelativo quando as influências orientais se espalharam pelo mundo ocidental.
Durante as décadas de 80 e 90, o vegetarianismo ganhou um maior ímpeto, quando o desastroso impacto que a população humana estava a causar no planeta se tornou mais evidente. Os assuntos ambientais dominaram os noticiários e estiveram durante muito tempo em primeiro plano na política. 
O vegetarianismo foi encarado como parte do processo para a conservação dos recursos.

FONTE: Introdução ao Vegetarianismo
2a edição, Setembro de 2005
Edição e distribuição: galaxia-alfa.com
http://www.centrovegetariano.org
ISBN 972-8967-15-2



0

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...