sexta-feira, 14 de junho de 2013


Tipos de Vegetarianos.

  

  
  Os vegetarianos no geral excluem da sua alimentação qualquer tipo de carne, e quando falamos em carne não é só a vermelha como as pessoas costumam pensar, as brancas também como o frango, o peixe e todos  os frutos do mar e qualquer carne animal é banida da nossa mesa por questões variadas que em outro post irei explicar. Basicamente os alimentos são frutas, verduras, legumes, grãos e cereais nas suas mais diversas formas. Vou explicar de forma sucinta os tipos e as características predominantes dos grupos.


  1. Ovolactovegetarianos: Comem laticí nios e ovos, al ém dos produtos de origem vegetal.
  2. Lactovegetarianos: Comem laticínios e excluem os ovos da sua alimentação.
  3. Ovovegetarianos: é o vice-versa dos lactos. Comem ovos e excluem o leite e seus derivados.
  4. Veganos: não consomem nenhum produto de origem animal, seja leite, ovos, mel, gelatina e também não usam nada que seja dessa origem, nem em roupas, nem em cosméticos e produtos que sejam testados em animais e também não participam de nada que haja a exploração como por exemplo: circos, touradas, vaquejadas,etc. É mais que um hábito alimentar, mas é uma filosofia de vida que repudia todo e qualquer tipo de exploração. Aqueles que excluem apenas os produtos derivados de animais da alimentação são chamados por alguns de vegetarianos puros
  5. Frugívoros: alimentam-se exclusivamente de frutos, grãos e sementes, como tomate, banana, manga, abacate, nozes, pepino, ab óbora e amendoim, entre outros. Têm uma alimenta ção muito semelhante aos veganos, com a diferença que se recusam a utilizar alimentos que matam a planta. Evitam assim todas as raí zes, como sejam: cenoura, batata, cebola. Os rebentos são tamb ém evitados, como os de soja e alfafa. O frugivorismo, assim como o veganismo, e geralmente encarado como uma forma de vida. Al em da recusa em contribuir para a explora ção e morte animal, tamb ém se recusam a participar da morte das plantas. Envolvem não s o a questão diet ética como tamb ém, o vestu ário, produtos testados em animais, etc. Quem adota esta forma de vida geralmente f a-lo por razões espirituais, de compaixão por todos os seres vivos. O frugivorismo e uma pr ática milenar entre os jainistas, adeptos de uma religião originaria da Índia que tem ganho admiradores em várias partes do mundo.
  6. Crudívoros:  Alimentam-se unica e exclusivamente de alimentos crus. No crudivorismo, os alimentos são comidos no estado natural, crus, e, geralmente, sem o recurso a conservantes, temperos, fermenta ções ou preparos culin ários. Defendem que o homem e o único animal que cozinha os alimentos, destruindo com isto as suas propriedades nutritivas e que estamos preparados para digerir e assimilar alimentos crus (naturais).
0

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...