sexta-feira, 28 de junho de 2013


Caudectomia é proibida pelo CFMV.


   Caudectomia essa palavra tão complicada para quem não sabe, eu mesma não sabia até poucos dias, é a cirurgia estética em que consiste em cortar parte do rabo do animal ou até ele inteiro a fim de que o bichano fique mais bonitinho. Apenas uma vaidade de donos que não tem mais o que fazer ou de pessoas desinformadas.
Pois é, tive uma cachorra vira-lata, Catucha, que já faleceu há uns 4 anos em que a cauda dela foi cortada em uma Clínica Veterinária, eu tinha 7 anos quando ganhei ela, e como nunca tínhamos criado cachorro minha mãe não sabia que isso era puramente estético, uma conhecida disse que teria que fazer isso em Catucha porque ela era pinsher, e nem pinsher. Recordo-me que minha mãe que já se impressiona fácil disse que foi informada por essa conhecida que nossa cachorra poderia ficar doente se não fizesse a caudectomia. Lembro também que minha mãe voltou tão triste e Catuchinha mais ainda, cheia de dor e eu com peninha dela.
   O CFMV (Conselho Federal de Medicina Veterinária) no dia 18 de junho de 2013 através da Resolução n° 1027 proíbe efetivamente essa cirurgia, e o médico veterinário que passar por cima dessa resolução uma vez denunciado estará sujeito a responder a processo ético-profissional e poderá perder o direito de exercer a profissão.
Caso você conheça algum veterinário que ainda esteja fazendo a caudectomia denuncie agora mesmo e não esqueça de citar a Resolução n° 1027:

Telefone: (61) 2106-0400
Expediente: 08h às 12h – 13h às 17h
E-mail: cfmv@cfmv.gov.br
Site: www.cfmv.gov.br


0

0 comentários:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...