A gelatina é uma "iguaria" que está presente em muitos alimentos como iogurtes, carnes enlatadas, sorvetes, jujubas, entre outros e que faz parte das festas de crianças e da mesa das famílias brasileiras, por ser um doce barato e super prático de preparar, mas você sabe do que é feita a gelatina? E como substituí-la?
A "iguaria" convencional é de origem animal, extraída do colágeno que é um material que reveste a pele, tendões e ossos dos animais. Para ser mais exata é a parte interna da pele dos bois e dos porcos que são utilizadas para fazer esse tipo de alimento. A gelatina é extraída com água quente e depois passa por uma filtragem para ser retirado os sais, depois disso a solução é concentrada, esterilizada, resfriada, seca e moída (fonte: notícias Terra).
Você ainda vai querer comer isso?! Extremamente nojento neh?! Mas se você gostava muito de gelatina, se é a sua sobremesa preferida, se você não consegue viver sem não precisa ficar triste. Existe uma gelatina saudável e ética, uma gelatina vegetal chamada Ágar-Ágar que é extraída do processo de fervura de algas vermelhas. Na sua composição contém 94,8% de fibras, ótimo para regular o intestino e para aqueles preocupados com a balança uma notícia maravilhosa, essa gelatina não possui caloria.
Onde encontrá-la?!
Certamente será mais fácil você encontrar Ágar-Ágar nas casas de vendas de produtos orientais, já que é muito utilizada nesse tipo de alimentação. O custo varia na faixa de R$ 15,00, porém ela rende mais que a gelatina convencional. Um pacote de 100 gramas rende aproximadamente 5,5 litros de gelatina pronta.
Como fazer ágar-ágar:
- Faça uma xícara do seu suco de fruta favorito.
- Coloque em uma panela e misture uma colher de chá de ágar.
- Acenda o fogo e mexa até levantar fervura.
- Coloque em um recipiente e espere esfriar.
- Se achar necessário, leve à geladeira por 2 horas.
Você pode variar a receita, com mais ou menos ágar e pode também acrescentar pedaços de frutas.
0 comentários:
Postar um comentário