terça-feira, 17 de setembro de 2013

A ideologia vegetariana nos séculos XIX e XX.


No século XIX.

    A influência do Cristianismo radical, no século XIX, deveu-se a grande difusão do vegetarianismo na Inglaterra e nos Estados Unidos. 
Os fundamentalistas cristãos provieram de grandes congregações existentes na recente e pobre zona urbana. Estes representantes estavam a sair da Inglaterra e a espalhar-se por outros países europeus, e as comunidades vegetarianas nos Estados Unidos eram formadas maioritariamente por Adventistas do S étimo Dia. Um notável praticante desta religião era o Dr. John Harvey Kellogg, o inventor dos cereais Kellogg's.
Por volta de 1880, os restaurantes vegetarianos eram populares em Londres e ofereciam refei ções baratas e nutritivas.

No século XX.

    Com o virar do século XX, a população britânica encontrava-se ainda num estado de pobreza. A Sociedade Vegetariana, durante a crise de 1926, distribuía alimentos as comunidades mais carenciadas - o vegetarianismo e o humanitarismo estiveram sempre proximamente relacionados.
Devido a escassez de alimentos durante a Segunda Guerra Mundial, os britânicos foram encorajados a "Escavar para a Vitoria" (Dig For Victory), para cultivarem os seus próprios vegetais e frutas. A dieta vegetariana manteve a população, e a saúde das pessoas melhorou muito durante os anos em guerra.
    Nos anos 50 e 60 do s éculo XX, muitas pessoas tomaram consciência do que se passava nas unidades de produção intensiva, introduzidas após a guerra. O vegetarianismo tornou-se muito apelativo quando as influências orientais se espalharam pelo mundo ocidental.
Durante as décadas de 80 e 90, o vegetarianismo ganhou um maior ímpeto, quando o desastroso impacto que a população humana estava a causar no planeta se tornou mais evidente. Os assuntos ambientais dominaram os noticiários e estiveram durante muito tempo em primeiro plano na política. 
O vegetarianismo foi encarado como parte do processo para a conservação dos recursos.

FONTE: Introdução ao Vegetarianismo
2a edição, Setembro de 2005
Edição e distribuição: galaxia-alfa.com
http://www.centrovegetariano.org
ISBN 972-8967-15-2



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá, tudo bem?!
Obrigada pela visita ao meu blog. Espero que você tenha gostado e deseje vir aqui outras vezes. Deixe seu comentário. O mesmo será moderado por mim, então não se preocupe porque o seu comentário não irá aparecer logo assim que você registrá-lo.

Regrinhas:

- Nada de palavras de baixo calão e comentários do tipo "carnicistas", nem adianta insistir que eu irei apagar todos. Então não perca o seu tempo.
- Desrespeito a blogueira, aos leitores e a causa não serão permitidos.
- Comentários do tipo ctrl c + ctrl v e propagandas não serão aceitos.
- Caso você tenha alguma empresa do ramo e queira fazer sua propaganda entre em contato com a blogueira.

"A vida é valor absoluto. Não existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julgá-lo um ser inferior. Diante da consciência que abriga a essência da vida, o crime é o mesmo."
Olympia Salete

Beijão e volte mais vezes!
Vanessa Monique